Conheça diferença que uma cidade limpa proporciona aos cidadãos


Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Limpeza Urbana é o saneamento e o controle de todos os fatores do meio físico onde o ser humano habita, que exercem ou podem exercer efeitos prejudiciais ao seu bem-estar físico, mental ou social. Todavia, a Limpeza Urbana não se resume ao embelezamento das ruas e bairros da cidade, mas a toda a manutenção pública em geral, como dos parques e praças, capinação, podas de árvores e limpeza de bueiros também estão inclusas nos serviços.

A prefeitura de cada cidade é responsável pela limpeza urbana, abrangendo os seguintes itens: coleta de resíduos sólidos e recicláveis, coleta de resíduos hospitalares, varrição manual de ruas, raspagem de sarjetas, manutenção de meio fio, varrição mecânica e limpeza de feiras livres. Além disso, uma destinação correta para as toneladas de lixo coletados diariamente e também a manutenção dos sistemas de saneamento básico, incluindo água e esgoto.

Entre os benefícios de uma boa manutenção urbana, do ponto de vista sanitário, temos o zelo e prevenção de vetores de doenças, tais como moscas, mosquitos, baratas, ratos e precaução contra a liberação de toxinas. Por exemplo, a dispensa correta dos lixos para que passem pelos processos de decomposição e triagem.

Como resultado, também ocorre a diminuição da poluição ambiental, o destinar do modo correto, evitam-se danos irreparáveis à natureza, como a contaminação do solo, a infiltração de chorume nos lençóis freáticos e a poluição em lagoas, rios e mares. Com isso, as ruas terão uma aparência bonita e agradável aos habitantes garantindo a preservação dos espaços abertos da cidade.

Da perspectiva econômica, uma gerência eficiente da limpeza urbana contribui para reduzir gastos excedentes com a limpeza das áreas e também, a melhor utilização das áreas da cidade, que torna os terrenos e suas cercanias mais valorizadas. Em consequência os reflexos serão positivos no turismo da região e estimulará a fixação de novos habitantes e empreendimentos comerciais e industriais.

Todas essas medidas contribuem para o aumento da autoestima da população e melhoria na qualidade de vida. Mas a população também tem um papel importante na hora de garantir a limpeza da própria cidade. Pequenas atitudes como evitar jogar lixo no chão, não deixar entulhos e nem móveis abandonados, separar lixo orgânico do reciclável, podem facilitar muito a manutenção da limpeza das ruas, bairros e cidades.


Posts Em Destaque
Teremos posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square